sábado, 30 de janeiro de 2016

Progresso Nacional estranha

Em tempos, acolhemos na rede guineense de blogs uma equipa anónima, o Progresso Nacional, que parecia bem intencionada. Lembro a famosa campanha contra a fama de Narco-Estado da Guiné-Bissau (que recentemente traíram! quanto a «incoerências» estamos falados, recuso-me a recorrer aos mesmos expedientes e lavar roupa suja. Excluindo o Didinho, os blogs guineenses davam um caso de estudo nessa matéria!).

No entanto, excluímos há uns tempos esse blog da nossa lista, por considerarmos que abusam do anonimato para promover uma leitura parcial da actualidade. À diferença do Ditadura do Consenso, cujo autor dá a cara, a projecção que este blog conseguiu, a dada altura, foi colocada ao serviço da desinformação e da campanha de intoxicação promovida por Domingos Simões Pereira. Vendeu a alma.

É nesse contexto que deve ser considerada a «Opinião» do «cidadão atento» recentemente publicada nesse blog, criticando a coerência histórica dos textos publicados neste nosso Blog. A estranheza manifestada prende-se com a visão maniqueísta entre dois campos, artificialmente criados no seio do próprio PAIGC. Não há qualquer incongruência em ser contra a usurpação e abuso de poderes. Vinda de quem vier.

Já que andaram a pesquisar os textos do 7ze, poderiam recuar um pouco mais, a textos nos quais criticava a competição dos dois «galos». Mas tudo isso passou entretanto à história. As coisas mudam, não ficam paradas no tempo. De asneira em asneira, DSP perdeu inteiramente a razão, e o Presidente percebeu que não tem espaço de manobra para impor uma solução baseada em estilhaços da implosão do PAIGC.

Sem comentários: