quarta-feira, 22 de julho de 2015

Procurador procurado

Gabú Sara

“No mesmo comunicado, explica-se que já foram ouvidas na qualidade de suspeitos ou testemunhas pessoas ligadas ao Governo, à Assembleia Nacional Popular (Parlamento) e à Presidência da República.”

Caros Camaradas, eu acho que o Ministério Público é que está com “a vontade incontrolável de manipular os ‘média’ e a opinião pública”…pois desde que começou a “ouvir na qualidade de suspeitos ou testemunhas pessoas ligadas ao Governo, à Assembleia Nacional Popular (Parlamento) e à Presidência da República”, NINGUÉM OUVIU (pelo menos na comunicação Social) FALAR DE NOMES RELACIONADOS COM ANP OU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA! Pelo menos eu, como Cidadão atento a tudo que passa na comunicação social, nunca ouvi falar de nenhum dos elementos da ANP ou da PRESIDÊNCIA!

À ANP e ao Palácio do Governo consta notícias que relatam operações de BUSCA e CAPTURA DOS ELEMENTOS DO GOVERNO, mas não de DEPUTADOS SIMPLES! E na PRESIDÊNCIA ou FORA DELA, alguém já ouviu falar (na media ou não) de BUSCA E CAPTURA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA dos elementos pertencentes a esta INSTITUIÇÃO?

Sejamos Francos e Honestos! Há Certas Pessoas aqui na Guiné-Bissau que ao fazerem o Curso de DIREITO acham-se superiores as outras pessoas! Mas estão enganados, pois qualquer pessoa que saiba “ler, escrever e interpretar bem” fará o Curso de Direito com Facilidade! E se souber falar bem, mesmo que seja um aluno de notas baixas, terá sempre chances de ser um bom advogado ou juiz! Portanto nada de ARROGÂNCIAS BACOCAS!

Eu, pessoalmente, o pessoal dos outros curso que me desculpem, só admiro o pessoal da ENGENHARIA e MEDICINA! Porque não podemos ser um bom Engenheiro ou Médico se não dominarmos as DISCIPLINAS NUCLEARES (Matemática, Física, Química e Biologia/Ciências Naturais)! Quero com isto dizer, que os cursos com estas Cadeiras/Disciplinas são mais difíceis que os outros cursos, mas aqui na Guiné-Bissau o pessoal de Cursos Humanísticos é mais ARROGANTE e GABAROLA!

Falo e escrevo com Conhecimento de Causa! Porque vejo (varias vezes) um juiz que fez a licenciatura na Faculdade de Direito de Bissau(!), com uma média tangente(!),me chega ao serviço com um ar de arrogância… e o cumulo dos cúmulos é que todas as Cartas de Pedido de Emprego (que me pede para imprimir), em outras instituições, têm (em baixo da linha de assinatura da pessoa interessada no emprego), em vez do seu nome, a palavra JUIZ!!! Pergunto, JUIZ é nome de alguém? Com que intuito ele faz aquilo? Para amedrontar os possíveis empregadores? É arrogância ou Bazofiarias?

Temos que ser Honestos, Humildes e Discretos no exercício das nossas Profissões! Não humilhar os Outros (mesmo sendo analfabetos!), só pelo facto de estarmos a exercer as nossas profissões em Instâncias/Instituições Judiciais ou Esferas do Poder!

Ninguém é SUPERIOR a NINGUÉM! Talvez as oportunidades é que diferem! Portanto, sejamos humildes em tudo que estivermos a fazer ou a executar!

Para finalizar, digo ao Ministério Público que reveja a sua forma de actuar! Nada de arrogância nem de mediatizar processos que estão em segredo de Justiça! Senão, como é que a maior parte da Comunicação Social teve acesso a Lista de Nomes que estão e serão ouvidos pelo Ministério Público? Como é que tiveram acesso ao teor das conversas que os arguidos/suspeitos tiveram com os juízes? Por favor não defendam o indefensável e nem escondam o que está a vista de todos!

Que Deus nos abençoe!

OBS: Não sou advogado do Governo e nem pretendo ser!

Sem comentários: