domingo, 21 de junho de 2015

Preto burro

O discurso simplista que nos «relata» as mazelas de cinco séculos de colonialismo, não deve enclausurar-nos as vistas para o processo (inacabado) de reconstrução de uma identidade africana, face aos resquícios mentais do sistema colonial, que continuam pesando sobre os povos do continente, despudoradamente alimentados por várias ex-potências coloniais, como forma de manter a sua influência, impedindo assim uma afirmação positiva do seu próprio caminho para o desenvolvimento. Tentarei apresentar-vos uma leitura actual do trabalho de Luís Cunha, cujo título «A imagem do negro na banda desenhada do Estado Novo» deu origem, na semana passada, a um interessante artigo no Observador. Um alerta para os cuidados a ter com a reprodução inconsciente e desinformada de estereótipos...

Portugal teve um colonialismo tardio, com uma duração inferior a um século: ao tráfico efectuado em fortalezas, no qual a soberania territorial não ia além do alcance de um tiro de canhão, não se pode fazer corresponder este conceito. Só por pressão da Alemanha recém unificada e pretendendo ao império ultramarino, Portugal foi obrigado a ocupar o sertão, cujas campanhas de «pacificação» se estenderam pelo princípio do Século XX. Salazar reinventou depois o Império, baseado numa visão paternalista, cujo «particularismo» escondia mal um profundo racismo, bem patente nas políticas de aculturação e «assimilação» levadas a cabo. A abordagem, que Adriano Moreira ainda tentou mitigar apostando numa intelectualidade africana, acabaria inevitavelmente mal, prolongando-se por uma guerra colonial ingrata, de mais de uma dúzia de anos, culminando na queda do regime e numa brusca e desastrosa «descolonização».

Desde muito cedo que o sistema colonial usou, na sua narrativa, a imagem do preto (por exemplo em bilhetes-postais ou na Exposição do Mundo Português de 1940), mas este era desprovido de voz (não nos referimos apenas a limitações tecnológicas, como no cinema), eventualmente, associado ao som do batuque, e apresentado como dócil figurante. Os movimentos de libertação denunciavam a «coisificação» de que o indígena era alvo e conduziram uma guerrilha militar que não souberam transformar em luta política, de transformação, de dignificação, de empoderamento do homem e da mulher africana. Num continente martirizado, pseudo-elites constituídas em cleptocracias, apoiadas pelos regimes ocidentais, prolongam uma agonia cujas feridas cada vez mais infectadas e expostas, estão à vista de toda a gente, com assassinatos xenófobos, boat-people apinhados, terroristas convertidos em Estados...


É legítimo questionar até que ponto não estamos perante uma profunda crise identitária. Não deveríamos antes encarar a descolonização como um processo que continua em andamento? Esse parece ser o tema central do escritor angolano José Eduardo Agualusa, ou, em relação a Moçambique, o que levou Cabaço a concluir que «as políticas socialistas não foram capazes de romper radicalmente com a “sociedade colonial” nem tampouco consolidar a tal “identidade nacional”». Do lado de cá, a descolonização mental implica lutar contra o preconceito que alimentamos contra a nossa própria História, cheia de pequenas histórias. Na primeira década do século XVI, um príncipe do Congo veio para estudar em Coimbra, onde se diplomou com distinção, chegando a Cardeal, em Roma! Já no século XIX, poderíamos igualmente lembrar Honório Barreto, guineense, mais patriota que muitos portugueses indígenas, que chegou a Governador da Guiné, despoletando o espanto e criando incrédulos pela Europa fora (um «preto» a dirigir uma administração colonial?).

Aqui na minha cidade, em Santarém, muita gente que já levei a visitar a Igreja do Hospital, fica surpreendida por saber que quem ali está enterrada, em lugar de destaque, na Capela Mor, é uma «preta», uma riquíssima «dona di tchom» de Cabo Verde e da Guiné, a qual, sem filhos, foi livre para dispor do seu património e patrocinar a construção da igreja, em meados do século XVII (convive curiosamente com Pedro Escuro, mas isso é outra história, bem mais antiga). E que dizer do Marquês de Sá da Bandeira, defendendo a abolição imediata do tráfico de escravos, nas primeiras décadas do Século XIX «é positivo que os habitantes portugueses das províncias da África, da Ásia e da Oceânia, sem diferença de raça, de cor ou de religião, têm direitos iguais àqueles de que gozamos nós portugueses da Europa»? Desde muito cedo, no Império, se manifestou uma alternativa «estratégica» (aliás duramente perseguida por D. Manuel, que chegou a mandar matar «colonos» portugueses desobedientes), na Guiné consistiu nos «lançados», aqueles que se escapavam ao regime, obrigações e modo de vida colonial, para se misturarem na vida local, acabando por se miscigenar. Outro bom exemplo foi Pero da Covilhã, o erudito espião ao serviço de Dom João Segundo, que face às notícias da morte do seu príncipe e Senhor, se deixou ficar pela Etiópia, como conselheiro real, criando numerosa descendência de vários casamentos. Ou outro homem de mão de Dom João Segundo, Afonso de Albuquerque, o artífice do Império asiático, incentivava os seus soldados a criarem raízes.

Nem devemos pretender padronizar demais as narrativas oficiais, que foram marcando (mas também sendo condicionadas) as épocas e os momentos, emprestando-lhes um cunho hegemónico que não tiveram, pois sempre existiram vozes discordantes, cujo bom senso se fazia ouvir, muitas vezes a contra-corrente. Um inquérito racista cujo objectivo consistia essencialmente em provar que os «pretos» tinham a idade mental das crianças, desenvolvido para o Congresso Nacional de Antropologia Colonial de 1934, desenvolvido junto de missionários, oficiais do exército, médicos, funcionários e outras profissões, no qual se inquiriam várias qualidades como aptidão para o trabalho, impulsividade, moralidade, sugestibilidade, auto-controle, capacidade de decisão, previdência, tenacidade, inteligência global e educabilidade, obteve apenas 27 respostas... deveras interessante é que alguns dos inquiridos defenderam que os brancos metropolitanos eram inferiores aos chinas e aos pretos da Guiné! Não podemos pois compactuar com discursos simplistas e redutores. Talvez devamos antes encarar com esperança os sinais dos tempos: nomeadamente as novas narrativas de resistência e de afirmação identitária, das quais o rap angolano, como agente de comunicação de uma revolução inadiável das mentalidades, é um bom exemplo, ao mesmo título que o Movimento Revu (revolucionário); ou ao novo impulso que as novas tecnologias e o acesso às redes sociais virtuais, vieram trazer à liberdade de expressão e de associação, criando um novo espaço de intervenção política, cuja acção informada, coerente, sustentável e, essencialmente, participada e partilhada na internet, tende a assumir um papel cada vez mais relevante, magnificando uma nova dimensão de activismo para uma cidadania global.

José Eduardo dos Santos aposta na perpetuação do preto burro! Todos os que ousarem pensar vão presos por «Golpe de Estado»! Libertem Luaty Beirão e Nito Alves!

1 comentário:

Retornado disse...

Batia palmas se não visse tantos alhos misturados com bugalhos.

Como retornado, colono convicto e sem vergonha de dizer que os «pretos» me ensinaram quase tudo o que sei, este post penso que deveria ser desmultiplicado em muitos posts.

Paciência, não se pode agradar a todos.