sábado, 30 de maio de 2015

José Eduardo dos Santos hipoteca Angola a Pequim

O pseudo-presidente angolano, ou dragão de papel, como lhe mandou chamar o Rei de Marrocos, irá brevemente à China negociar a venda do país, em troca de 25 mil milhões de dólares, almofada financeira que o colocaria ao abrigo da crise do petróleo por mais de um ano. Segundo artigo do Club-K, o Ministro das Finanças fez deslocação «secreta», ignorada pela Imprensa oficial... 

Talvez devesse compreender que, dada sua avançada idade, as garantias são escassas: existindo um apreciável risco que venha a deixar esta vida a curto prazo, o PCC deveria considerar seriamente, numa balança de probabilidades, as vantagens e desvantagens da concessão de um crédito de natureza política neste montante astronómico. É que, à falta do signatário, será mais difícil obrigar legitimamente os seus sucessores, sejam eles quais forem.

Já tinha aqui alertado discretamente os decisores da República Popular (não a de Angola) para os riscos de crédito, quando pela primeira vez se aventou publicamente essa hipótese (embora, por essa altura, se falasse de apenas um décimo dessa quantia), bem como aqui, embora com outros destinatários.

Para gastos sumptuários, despesas perdulárias, compra de sucata militar, prémios com o seu nome, legando a dívida aos angolanos e alienando o país? O senhor pseudo-presidente não se entusiasme... Nunca se ouviu um chinês dizer que não, aliás, é uma palavra que esse povo diplomático desconhece, por isso Pequim rima com sim. O que não quer dizer que seja sempre assim. Ou julga que é o único esperto habilitado a não cumprir com aquilo que promete?

Andar a cantar de galo, armado em carapau de corrida, não fica bem a quem depende de dinheiro emprestado...

Sem comentários: