segunda-feira, 18 de maio de 2015

Intentona ou Inventona?

Quem liderou a tentativa de Golpe de Estado no Burundi? Aquele que ainda há três meses atrás, era Chefe da Secreta do Presidente «deposto».  Aparentemente perito em diversões e golpes de teatro, num momento em que se arriscava a ver a capital inundada, lançou o isco, para ver aqueles que cairiam. Desde o primeiro momento que nunca se percebeu bem de que lado estavam «as tropas»; o blindado abandonado em frente à sede da Rádio-Televisão, como consequência de «violentos combates», não apresenta qualquer dano visível, parecendo óbvio que tudo não passou de encenação para abusar o povo do Burundi e quebrar a revolta popular, como alguns, mais clarividentes, logo denunciaram. Tratava-se apenas de purgar a tropa dos elementos patrióticos que aderissem de boa fé. No entanto, devido às circunstâncias, a dimensão da adesão excedeu largamente a expectativas, mostrando à evidência a falência da legitimidade presidencial. E não será outro ditador nojento que o vai salvar.

Com o país em plena insubordinação civil, os activistas conseguiram realizar manifestações em muitos locais.

Num primeiro tempo, fugiam perante os tiros de intimidação para o ar.

Num segundo tempo, passaram a sentar-se no chão, de cada vez que os militares disparavam, partindo depois novamente contra as barragens avançando devagar, com os braços no ar (para mostrar que estavam completamente desarmados) e cantando o hino nacional.

Em vários locais conseguiram chegar ao contacto com os militares e parlamentar, expondo os seus sólidos argumentos.

Entretanto, continuando a dar provas de autismo, Nkurunziza comete mais uma inconstitucionalidade flagrante: demitiu dois ministros (o que significa que, para além de violar os acordos de Arusha, face à dissolução do Parlamento, os novos «indigitados» não poderão tomar posse). O dos Negócios Estrangeiros e o da Defesa (este último, por ter afirmado, no curso dos acontecimentos: «o exército é o último reduto do povo»). Depois de ter chamado aos manifestantes «insurrectos», chamou-lhes «bandidos», depois «golpistas», ainda ontem «terroristas»  d'al Shabaab, e hoje, deu o último passo da farsa genocidária, classificando-os como «tutsis»!

É a cartada do desespero.

Créditos Twitter : Sonia Rolley.

Sem comentários: