terça-feira, 21 de abril de 2015

Requiem por José Eduardo dos Santos

Um estado que não consegue providenciar à imensa maioria dos seus cidadãos condições minimamente condignas de abastecimento de água ou luz, de saneamento básico, provoca uma hetacombe, de dimensões ainda por apurar, argumentando, para legitimar a sua «limpeza», que as vítimas eram anti-sociais e se queriam isolar no mato? Então porque não os deixaram em paz ir à sua vidinha, se não incomodavam ninguém? Ficou perfeitamente documentado, com o caso Kalupeteca, não só o carácter monstruosamente totalitário da ditadura de José Eduardo dos Santos, como também o absoluto controlo dos meios de comunicação social, os quais, na ausência de espírito crítico ou contraditório, encobriram um cenário apocalíptico. Que Estado é o angolano que, sem mostras de qualquer escrúpulo, assassina em massa os seus próprios cidadãos?

Hoje Kalupeteca, amanhã Samakuva, depois de amanhã Chivukuvuku. Abatidos ao efectivo ou atirados aos jacarés, pouco importa, depois de um processo sumário.

É a apologia da arbitrariedade e da violência gratuita, veículo de uma pedagogia rasca da submissão. Conseguirá José Eduardo dos Santos intimidar e desmobilizar para sempre a todas e a todos, dividindo para reinar? Ou terá chegado a sua hora de enfrentar o julgamento final e de ser condenado às chamas do Inferno?

Sem comentários: