sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ligações perigosas

KáKá... Kakre na kabass, é o que me ocorre, para designar a mentalidade mesquinha que pressupõem as declarações do Director Geral de Alfândegas, depois de outras, igualmente infelizes, por parte de um responsável da BissauLink.

Que uma empresa contratada para verificação contabilística se insurja contra facturas falsas, parece-me perfeitamente legítimo, mas deveria encaminhar os casos detectados para o executivo que o contratou, o qual, por sua vez, reencaminharia para a Justiça ou procederia em conformidade (embora esta questão só tenha surgido a posteriori - como forma de encobrir a «gaffe» da BissauLink).

Impensável é que esta queira fazer «Justiça» económica pelas próprias mãos, pretendendo «moralizar» a natural e benéfica apetência pelo lucro que move os empresários (apontando um exemplo ridículo, de «primeira necessidade», como «cabelo humano») em declarações públicas e inflamatórias, diabolizando os comerciantes e o seu importante papel na logística social, o que só poderá prejudicar o país e tornar-se num novo obstáculo ao desenvolvimento (são notícias estúpidas como estas que afastam o investimento).

Julgo mesmo que a empresa se tornou passível de procedimento criminal, por abuso de poder e revelação indevida de segredos comerciais. Mas o pior é que a evidente usurpação de funções políticas, pode ser o sinal de que a empresa se pretende constituir como «autoridade» e um nó de poder discricionário no seio da própria administração estatal, o que levanta legítimas dúvidas acerca das circunstâncias e motivações em torno dos interesses envolvidos na sua contratação.

Sem comentários: