segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Air France retoma voo para Conacri

Depois de um trovão, que há uns dias provocou danos na pista, o aeroporto de Conacri, que tinha estado meses inactivo, banido pelas companhias aéreas, reabriu ontem com um voo da Air France, que há pouco tempo decidira retomar a ligação (a França tinha apenas cerca de 500 cidadãos na Guiné-Conacri, dos quais a grande maioria, sem grandes vínculos, em funções de cooperação, fez as malas e voltou a Paris logo no início da actual crise viral).

Depois dos ingleses, os primeiros a decidirem retomar as ligações à Serra Leoa, considerando intempestiva e contraproducente a interdição, também Obama fez questão de se envolver pública e mediaticamente no assunto, criticando a opção pelo isolamento dos países afectados, a estigmatização regional e a psicose colectiva. Nesse sentido, chegou mesmo a dar um forte sinal, encontrando-se com a enfermeira que havia tratado do único caso (fatal) nos EUA.

Das antigas potências coloniais, só Portugal mantém a figura do apartheid (mesmo sem casos declarados em Bissau) instigado por um zeloso inquisidor (simples DG), baseado num perigoso utilitarismo. Nem todas as cruzadas foram contra os muçulmanos: a quarta, de ignóbil memória, foi contra a heresia cátara... face às ordens para passar todos à espada, sem excepção de sexo ou idade, alguns soldados dirigiram-se ao Papa, argumentando que nem todos eram hereges.

Ao que o Papa terá respondido: «Matem-nos a todos. Deus escolherá os seus»

P.S. E, já agora, para que não fiquem a pensar que a referida Cruzada foi um «sucesso» pelo extermínio dos «infectados», diga-se que a Igreja passou os cem anos seguintes a combater as ideias cátaras, cujas raízes, afinal, não tinham ficado confinadas aos corpos dos mortos. Um magnífico exemplo é o Santíssimo Milagre da Eucaristia de Santarém, de inspiração franciscana, o qual, meio século depois do massacre, se destinava a combater ideias cátaras, que negavam a «presença real» de Cristo na hóstia. A própria poesia de D. Dinis, nos seus ideais de cortesia, ou o culto do Espírito Santo, não representam mais que a propagação do «vírus» cátaro.

Sem comentários: