quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Decreto 42

Embora ainda esteja carente de mais informações, o Decreto 41, de que fala o irmão Umaro Djau, parece ilegal.
> ver link à direita

O Decreto 41 não deveria ser de exoneração? (de Biague Na Ntan como chefe da Casa Militar da Presidência)

[Jomav deveria aprender com José Eduardo dos Santos, que chega a utilizar o mesmo Decreto para fazer ambas as coisas...]

Ou está prevista a acumulação de funções, e teremos um super Chefe de Estado Maior / da Casa Militar, numa concentração de poderes nunca antes vista?

O que de facto está a acontecer, com a publicação intempestiva deste Decreto,  é que está em curso uma tentativa de GOLPE DE ESTADO institucional (estilo Fujimori, no Peru) promovida pelo Presidente da República, na base da política do facto consumado. Resta conhecer a posição do Primeiro-Ministro, que assim se vê não apenas subalternizado, mas sobretudo desautorizado.

Nem o apelo de Ramos-Horta, com a sua reflexão do dia (aliás, do mês, pois tem estado com uma actualização pouco frequente), pedindo para não se humilhar o adversário, parece ter surtido qualquer efeito. Lamentavelmente, parece que o Presidente da República encara as suas próprias Forças Armadas como o inimigo, enveredando por uma caminhada solitária e autista.

Apurados os factos, aos deputados da nação, a reunir em assembleia, resta votar a destituição de Jomav, para evitar males maiores, que em nada ajudariam a consolidar a reputação do país. O Presidente eleito caminha alegremente num campo minado... chegará o Decreto 42 a ver a luz do dia?

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, senhor Zé. Peço-vos por amor de Deus(se é que acreditam na sua existência ou nele) deixem de meter gasolina e fogo em "ramos ainda verdes" acabados de cortar! O Presidente não é Burro como vocês querem pintar por aí! O tempo da transição já passou! O tempo em que o Antigo CEMFA Desrespeitava O Presidente, o Primeiro Ministro e alguns Colegas Militares...já passou! Se ele ainda quer ter respeito de TODOS, que fique com tudo o que já GANHOU durante a TRANSIÇÃO!!! Pois nas Forças Armadas há Gente (e mais da TRIBO dele) inteligente, formada e que Também são mesmo Antigos Combatentes de Verdade que não beneficiaram daquilo que ele beneficiou durante os últimos anos!
Pelos vistos o senhor não tem bons ÓCULOS para ver a real situação em que muitos antigos combatentes e o País REAL VIVEU durante os 2 anos de INFERNO em que uma meia dúzia de pessoas submeteu o País e o Povo! O Presidente já nomeou o NOVO CEMFA e é da tribo dele, mais experiente (e da TRIBO dele, repito), para que não venham com preconceitos de Tribalismo que costumam usar para DIVIDIR e MELHOR SEMEAR DESGRAÇA e REINAR!

Que fique bem claro que não sou CADOGUISTA, mas sim Patriota que quer ver toda a gente a ter as minimas condições de vida...boa casa, água, luz e televisão! O básico para uma vida condigna! Assim não haverá invejas maiores...se não houver discrepâncias no e de modo de vida entre as pessoas!

Peço que tenha bom senso de publicar este meu ponto de vista! Se quiser contrariar, contrarie...mas publique se faz favor!

7ze disse...

Se o Presidente queria fazer as alterações que julgava necessárias, que aliás trazia premeditadas (encomendadas do exterior, associadas a fortes pressões financeiras) deveria tê-lo feito às claras e em diálogo e não com base em métodos dúbios, maquiavélicos e conspirativos, estigmatizantes para o exonerado. O cargo de CEMFA não é de confiança política e as Forças Armadas não são o quintal de Jomav. Resta saber por que inexplicável razão o Primeiro-Ministro alinhou com a farsa e amparou o golpe ao Presidente.

Tribalistas são os considerandos acerca dos critérios da escolha do nomeado (por ser de etnia balanta).

Anónimo disse...

...as Forças Armadas não são o quintal de Jomav. E são o quintal de Ex-CEMFA? Que Durante Cinco anos fez das Forças Armadas, O Estado (no seu todo), o Povo e o País de Gato Sapato? O que é que o senhor e alguns Bloquistas querem para este meu querido País? Uma República das Bananas? O senhor não viu ou quis ver aquilo que o Ex-CEMFA fez na Guiné-Bissau nos últimos 5 anos? O ABUSO de PODER que ele cometeu durante estes 5 anos...Quantas pessoas(incluindo os da linhagem politica e étnica dele) é que foram mortas, maltratadas e humilhadas durante estes Cinco anos sob o REGIME de TERROR que ele e os seus Comparsas implantaram no País? Porquê é que ele não respeitou estas Pessoas? E vocês querem-no eternamente como CEMFA? Deixando pessoas CAPAZES, INTELIGENTES e HUMILDES dentro do Exercito? Tenham dó deste País!!!
Este vosso comentário de ele não ser tido nem achado nesta mudança..não corresponde a realidade!!! Pois para ele não participar em algumas reuniões...é porque sabia ou foi lhe comunicado que haveria MUDANÇA!

Deixem os eleitos democraticamente fazerem o seu trabalho durante estes próximos 5 anos!!! Depois o POVO os julgará nas Urnas conforme o comportamento e o trabalho que fizerem!

O PODER AO POVO PERTENCE!

Obs: publique por favor!