terça-feira, 27 de maio de 2014

Caso patológico

Os guineenses não são estúpidos nem mente-captos, como quis dar a entender José Maria Neves. O Primeiro-Ministro cabo verdeano anda muito mal aconselhado. É natural que o recém-eleito Primeiro-Ministro guineense sofra pressões de todo o género, na altura de constituir governo. Sendo o próprio também Primeiro-Ministro, deveria tê-lo por normal, sabendo abundarem as vocações, substanciais ou não, para o exercício do poder. Querer pegar numa eventual boa vontade e disponibilidade de Nuno Nabiam, para a subverter, ridicularizando-a publicamente como um exemplo de má governação (pois se o Nuno é novato e não tem experiência governativa!) revela do foro patológico.

Filomeno Pina oferece voucher de desconto a José Maria Neves, face à dimensão do tratamento psicológico que antevê necessário. Canalha, tendencioso, cínico, paranóico, desequilibrado, sadomasoquista, são alguns dos mimos que lhe dispensa, em comentário sobre o assunto, lançado pelo Didinho no seu FaceBook: «seria talvez um bom cliente, mas a tratar dos complexos pessoais em relação à Guiné-Bissau, com "terapia de choque"...».

3 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Zé, O Nuno não era candidato a Primeiro-Ministro... Portanto que boa vontade? E todos os Guineenses sabem que os apoiantes do Nuno só querem aquelas pastas mencionadas pelo primeiro de cabo verde para poderem continuar a "mamar" os recursos naturais e semear desordem!!!

Porque não há fumo sem fogo!!! O José Maria Neves não é analfabeto e nem burro para andar à inventar coisas sem nexos! Todos nós somos humanos, a qualquer momento estamos sujeitos a errar... Se me disserem que, nesta altura do "campeonato" ele não devia revelar as condições impostas pelo NUNO...isso já é outra coisa! Mas ele com a idade e responsabilidade que tem, não pode inventar esta conversa sem ter fontes fidedignas em Bissau!!!

Qualquer pessoa pode ter a sua opinião sobre o assunto, mas as questões que vocês deviam colocar são as seguintes:

1)- Quem é que informou o José Maria das Neves dessas condições exigidas pelo Nuno Gomes?
2)-Em quê é que se baseou para fazer tais afirmações?
3)-O Governo Caboverdiano tem a sua secreta em Bissau?
4)-Houve ou não escuta das conversas de Nuno Gomes com PAIGC, PRS, CNE ou Chefias Militares? Ou com os partidos apoiantes?
5)-Será que uma das pessoas ou entidades com que o Nuno falou não deu boca no trombone?
6)-Será que este comentário do José Maria Neves não é uma forma de persuadir, internacionalmente, o Nuno Gomes e os seus apoiantes de não pisarem o risco?

Caros jornalistas, eu podia enumerar n questões, mas o meu trabalho não é ensinar vos nada! Vós sois jornalistas e não advogados de ninguém! Cabia ao Nuno desmentir(como fez) ou não! Todos nós sabemos que há conversas que produzimos (como dirigentes) no fórum privado e que se saírem em público... apressamo-nos em desmenti-las! Por não convirem! Que fique bem claro, não estou a dizer que A ou B tem razão! Só estou a fazer um exercício de raciocínio... como cidadão livre (da Guiné e do Mundo) que sou! Viva a Guiné-Bissau Unidade e Luta pelo Progresso deste País que nos viu nascer!

Anónimo disse...

Bom dia, Sr Zé. Obrigado por ter divulgado a minha mensagem (de forma incompleta). Você lá sabe que crtérios é que utilizou...mas obrigado na mesma! Por outro lado gostaria de saber a sua opinião acerca deste meu comentário...

Cumprimentos

7ze disse...

Os critérios utilizados foram:

- evitar censurar a totalidade
- preservar o conteúdo relevante
- não ofender os colegas do PN

Efectivamente a mensagem dirigia-se não apenas a mim, mas criticava também o Progresso Nacional. Essa parte foi cortada... bem como as partes mais ofensivas em que tratava as pessoas como «lacaios de golpistas».

Na minha opinião, vem concordar com a pouca oportunidade das declarações de JMN. As questões que levantou, embora plausíveis, não são propriamente novidade...

1) Quem terá sido? Apenas para ajudar lembro que o partido não se chama PAIGB... A prontidão de DSP em «lavar as mãos» poderá apenas dar uma pista, sem certezas. De qualquer forma, como diz, «há conversas que produzimos (como dirigentes) no fórum privado e que se saírem em público... apressamo-nos em desmenti-las!», a culpa não é da fonte, mas do perfil desbocado e sem tino, que conseguiu a incómoda proeza de destilar todos os seus complexos...

2) Baseou-se eventualmente numa conversa informal havida no dia anterior, num desabafo de cansaço, produzido na lógica da confidencialidade... que se referia eventualmente ao documento enviado pela Directoria de Campanha de Nuno.

3)Eheh. Não me parece. Gato escaldado da água tem medo. Desde que os seus dois «espiões» foram retidos por uns dias, que não ousam enviar toupeiras. Nem têm competência para esse campo. Talvez se possa pensar em suprir essas carências de Cabo Verde, com a cooperação da Guiné, que tem grande savoir faire na área: enviem uns tantos militares para um curso de formação em Bissau...

4)Escutas sempre houve. Mas não me parece que tenha sido por aí...

5) Pois claro, e ao mais alto nível.

6) O homem é insignificante... e, mesmo que tivesse algum peso, isso seria contraproducente e visto como ingerência...

Apenas conseguiu, portanto, cair no ridículo...