quarta-feira, 2 de abril de 2014

Orquestração ranhosa

Com o shampoo, veio a descobrir-se a razão para o emprego de tanto amaciador. Os provocadores eram apenas a guarda avançada, preparando «o clima» para o discurso do orador.

«Pedro Passos Coelho reiterou a disponibilidade de Portugal para participar em missões mandatadas pelas Nações Unidas, "como fizemos no Golfo de Áden ou na República Centro-Africana"»

A sua aparente «boa vontade», só tem paralelo na sua hipocrisia. Ainda há pouco tempo, quando confrontado com o pedido das autoridades europeias para a actuação urgente na República Centro-Africana, Portugal invocara a falta de condições financeiras para se envolver no envio de tropas. Ver notícia. Quanto aos militares portugueses envolvidos no «Golfo de Áden», são dois, um da Marinha outro do Exército. Sem dinheiro para mandar cantar um cego, até a sua «iniciativa» cai em saco roto, revelando um discurso oco e inconsistente, ditado por considerações alheias e inconfessáveis influências externas. Indigno vendilhão da sua própria soberania, não tem moral para se imiscuir na dos outros.

A anunciada disponibilidade para o envio de tropas, deve portanto ser entendida como limitada à Guiné-Bissau. O senhor Primeiro-Ministro está equivocado e desactualizado. O país não «está submerso numa grave crise político-militar», pelo contrário, está a sair com sucesso de um processo de transição, como reconheceu o Representante local da União Europeia. E a ONU está longe de pensar numa Missão na Guiné-Bissau (reconhece até que as eleições estão a ser bem preparadas), ainda para mais com fogos por apagar noutras bandas (a cuja chamada o agora candidato a bombeiro se negou).

É óbvio que as declarações do Primeiro-Ministro português é que são «um caso revelador» (e não a Guiné-Bissau) e se inserem na sua psicopatia e numa estratégia mais vasta e orquestrada de desestabilização do processo de transição.

1) Estão desactualizadas e apenas chamam a atenção para a derrota da sua política externa

2) São desadequadas e inoportunas, face ao próprio falhanço da Cimeira Europa - África

3) A óbvia má-fé implícita, de forma pouco subtil, é, a todos os níveis, altamente condenável

4) Que dividendos espera retirar, o senhor Primeiro-Ministro de Portugal, da «implosão do Estado» que preconiza, para além de uma inglória desforra de Pirro?

Obrigado, caro irmão Samba, do Rispito

Sem comentários: